f8aec28a0ccb72cfe7f7c43caf4c0d87
(FOR ENGLISH, PLEASE SCROLL DOWN)
ATUO ARTISTICAMENTE HÁ 25 ANOS NAS ÁREAS DA DANÇA, PERFORMANCE, TEATRO E AUDIOVISUAL. ME INTERESSAM O CRUZAMENTO DE LINGUAGENS, A RELAÇÃO CORPO/CIDADE, QUESTÕES POLÍTICAS/CORPORAIS ENVOLVIDAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS ONDE TRABALHO E JOGOS DE PARCERIA/ DEPENDÊNCIA COM O PÚBLICO. NASCI NO RIO DE JANEIRO, MORO E TRABALHO CRIANDO PONTES ENTRE JUIZ DE FORA/MG E DIVERSOS TERRITÓRIOS DESDE 2006, QUANDO FUNDEI NA CIDADE O DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL, ESPAÇO QUE INVESTE NA FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DO CENÁRIO ARTÍSTICO LOCAL.
COMO DOCENTE TRABALHO COM PRÁTICAS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO NO CAMPO DA PESQUISA ARTÍSTICA E DA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO PARA OBJETIVOS TERAPÊUTICOS/ PESSOAIS EM VARIADAS CONJUNTURAS.
UTILIZO COMO REFERÊNCIAS PRINCIPAIS O SISTEMA LABAN/ BARTENIEFF, O MÉTODO ANGEL VIANNA E O MÉTODO PILATES, SEMPRE CONSIDERANDO O CORPO COMO UM TERRITÓRIO DE POTÊNCIAS, DE BUSCAS E RECRIAÇÕES, PROPONDO UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O FUNCIONAMENTO CORPORAL E CONSTRUINDO AMBIENTES QUE FAVOREÇAM O INTERESSE INVESTIGATIVO E A AUTONOMIA DOS PARTICIPANTES.
FORMAÇÃO
SOU LICENCIADA EM DANÇA PELA FACULDADE ANGEL VIANNA (2006,RJ) E PÓS-GRADUADA EM SISTEMA LABAN/BARTENIEFF PELA MESMA INSTITUIÇÃO (2011, RJ). SOU CERTIFICADA (CMA) PELO LABAN/BARTENIEFF INSTITUTE OF MOVEMENT STUDIES, LIMS® (2018,0NY/EUA). POSSUO FORMAÇÃO EM PILATES PELO STUDIO MARIANA LOBATO (2005, RJ). ALÉM DESTAS, DIVERSAS FORMAÇÕES NAS ÁREAS DE ARTES, DANÇA, TEATRO, E REPOSTURAÇÃO.
.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA
EM 2023 CRIEI O TRABALHO TATO, ATRAVÉS DE RECURSOS DA CONVOCATÓRIA DE PROGRAMAÇÃO DO MEMORIAL MINAS VALE 2022, COM VERSÃO EM VÍDEO E PRESENCIAL.
EM 2022 ESTREEI A INTERVENÇÃO URBANA PRAIA, CRIADO ATRAVÉS DE RECURSOS DO EDITAL PAU BRASIL – PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA MURILO MENDES (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), ASSIM COMO SUA AÇÃO DERIVADA BIQUINAÇO. AINDA ESSE ANO O DOCUMENTÁRIO DE PROCESSOS DO TRABALHO FOI SELECIONADO PARA A MOSTRA AUDIOVISUAL DO FESTIVAL INVERNO CULTURAL UFSJ, PARA EXIBIÇÃO EM QUATRO CIDADES MINEIRAS E NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARQUITETURA, TEATRO E CULTURA – UNIRIO – RIO DE JANEIRO (2022). PRAIA TAMBÉM FOI APRESENTADO COMO TRABALHO TEÓRICO E EXIBIÇÃO DO DOC NA CONFERÊNCIA LABAN 2022 (INTERNACIONAL-RIO DE JANEIRO).
EM 2021 DIRIGI O VÍDEO NO HAY BANDA, CRIADO A PARTIR DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC ESTADUAL DE MINAS GERAIS. PARTICIPEI COMO DANÇARINA E PESQUISADORA DA PEÇA PARA MODO REMOTO DESPEDANÇADA, DE CRISTIAN DUARTE (LEI DE FOMENTO À DANÇA DE SÃO PAULO). NESTE ANO TAMBÉM CRIEI A VIDEODANÇA MATRIZ MOTRIZ (SELECIONADA PELO FESTIVAL FAC) E PARTICIPEI DA CONSTRUÇÃO DA VERSÃO EM VÍDEO DO ESPETÁCULO APARTADO (EDITAL CULTLEO – LEI ALDIR BLANC), DE THALITA REIS, COMO DIRETORA DE MOVIMENTO E DE CÂMERA, ASSISTENTE DE DIREÇÃO E BAILARINA CONVIDADA.
EM 2020 REALIZEI O PROJETO CONTATOS POSSÍVEIS – LIVES DE DANÇA NA QUARENTENA E CRIEI O TRABALHO PORVIR (SELECIONADO NA CONVOCATÓRIA PROGRAMAÇÃO MEMORIAL MINAS VALE). AINDA NESTE ANO CRIEI OS VÍDEOS LIMBO SELECIONADO PELO EDITAL NA NUVEM (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), SUPORTE, SELECIONADO PELO EDITAL RESPIRARTE DANÇA (FUNARTE) E LÁ FORA, DAQUI DE DENTRO (SELECIONADO PELO FESTIVAL UP!).​ PELA LEI ALDIR BLANC RECEBI TRÊS PRÊMIOS POR TRAJETÓRIA ARTÍSTICA EM ÂMBITO MUNICIPAL (PRÓPRIA, DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO E DO DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL – DETALHES ABAIXO), E TRABALHEI COMO PARECERISTA NA CATEGORIA DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA EM ÂMBITO ESTADUAL. TAMBÉM EM ÂMBITO ESTADUAL FOI APROVADO UM PROJETO DE CRIAÇÃO DE VIDEODANÇA A PARTIR DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO (DETALHES ABAIXO).
EM 2019 A PERFORMANCE/INTERVENÇÃO URBANA MERCÚRIO LÍQUIDO FOI SELECIONADA PARA PARTICIPAR NO V FESTIVAL SERGIPANO DE ARTES CÊNCIAS E DA FACE A FACE-PLATAFORMA DE ARTES PERFORMATIVAS (RJ). EM 2018 FOI CONTEMPLADA PELO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA). DEI INÍCIO À PESQUISA EM 2017, QUE TEVE SUA PRIMEIRA VERSÃO TRAZIDA A PÚBLICO NO CORREDOR CULTURAL DE JUIZ DE FORA/MG.
EM 2018 ESTREEI O TRABALHO RASTRO, DESENVOLVIDO JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES ARTISTAS DE JUIZ DE FORA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA A CASA DOS OSSOS (DE PRISCA AGUSTONI), COM APOIO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), APRESENTADO NO MESMO ANO NAS MOSTRAS PERFORMAÇÃO E ATO.
EM 2014 CRIEI O PROJETO HEDONÊS, QUE TEM COMO TEMA O EROTISMO DA MULHER COM MAIS DE 50 ANOS (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO KLAUSS VIANNA 2015 – FUNARTE), E TAMBÉM COM O TRABALHO DE NOVO (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO ARTES CÊNICAS DE MINAS GERAIS 2015 – SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS/COPASA). DE NOVO TEVE INÍCIO NA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA OPERAÇÃO 2012 E DESENVOLVEU-SE EM RESIDÊNCIAS DO FESTIVAL CAUSA <AÇÕES ARTÍSTICAS> EM 2013 E 2014.
ENTRE 2010 E 2012 TRABALHEI COM O PROJETO A SUA VIOLÊNCIA, A MINHA VIOLÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM O FOTÓGRAFO DIEGO ZANOTTI.
EM 2012 FUI UMA DAS PROTAGONISTAS DO LONGA-METRAGEM LACUNA (LABAREDA FILMES E TITÂNIO PRODUÇÕES), DIRIGIDO POR ANDRÉ LAVAQUIAL.
EM 2009 CRIEI O SOLO SEIVA BRUTA, EM PARCERIA COM O VIOLINISTA ANDRÉ OLIVEIRA.
DE 2007 A 2012 INTEGREI A CIA ADVERSA, NA QUAL PESQUISAVA COM A ATRIZ E DIRETORA RENATA RODRIGUES INTERFACES ENTRE O TEATRO E A DANÇA CONTEMPORÂNEA. DESSA PARCERIA SURGIRAM OS TRABALHOS UM ABRAÇO PRA QUEM FICA (CRIADO EM 2008 COM A COLABORAÇÃO DE FREDERICO PAREDES) E, EM 2007, COMO QUEIRA (CRIADO EM PARCERIA COM O DJ KUREB), ALÉM DE DIVERSOS PROJETOS DE GESTÃO CULTURAL E DOCÊNCIA.
NO RIO DE JANEIRO (2002 A 2006) INTEGREI A DOBRA CIA DE DANÇA (COM ALICE RIPOLL) E A PAULO MANTUANO CIA DE DANÇA.
EM VÍDEO PRODUZI FF►► (COM RECURSOS DO RUMOS ITAÚ CULTURAL DANÇA 2006/2007, QUE INTEGRA O CIRCUITO MERCOSUL DE VIDEODANÇA, A MOSTRA VIDEOFRONTERAS – ESPANHA E A MOSTRA LECUBE – FRANÇA); FLIPBOOK (2004), E JORNAL ÍNTIMO (2003), EXIBIDOS EM DIVERSOS FESTIVAIS NO BRASIL E EM MAIS DE 20 PAÍSES.
MAIS EM
https://leticianabuco.com/trabalhos/
http://causaacoesartisticas.wix.com/causa
http://asuaviolenciaaminhaviolencia.blogspot.com/
http://ciaadversa.wordpress.com/
https://www.youtube.com/user/nabucoleticia 
.
TRABALHOS COMO ATRIZ
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MEU TRABALHO COMO ATRIZ AQUI .

.

GESTÃO CULTURAL
EM 2006 FUNDEI EM JUIZ DE FORA/MG O DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL, ONDE TRABALHO DESDE ENTÃO NA PRODUÇÃO, COMO COORDENADORA GERAL E DE PROJETOS, JUNTO A DIFERENTES ARTISTAS. O ESPAÇO RECEBEU EM 2020 PRÊMIO POR SUA TRAJETÓRIA NA LEI ALDIR BLANC DE JUIZ DE FORA.
EM 2022 COORDENEI A SEGUNDA VERSÃO DO LAB RADICAIS LIVRES – RESIDÊNCIA ONLINE DE APROFUNDAMENTO EM CRIAÇÕES, ORIENTANDO E MEDIANDO INTERCÂMBIO ENTRE PROJETOS ARTÍSTICOS (EDITAL DESPERTA CULTURA – FUNDO ESTADUAL DE CULTURA/ SECULT MG). A PRIMEIRA VERSÃO ACONTECEU PRESENCIALMENTE EM 2019 (CORREDOR CULTURAL DE JUIZ DE FORA/ FUNALFA – PREFEITURA DE JUIZ DE FORA).
DESDE 2021 COORDENO JUNTO A TATIANA DEVOS GENTILE O LAB DE CRIAÇÃO EM VIDEODANÇA, ORIENTANDO E MEDIANDO O INTERCÂMBIO ENTRE PROJETOS (LAB 1_DIVERSÃO E ARTE ESPAÇO CULTURAL, LAB 2_SESC SANTOS).
EM 2020 ATUEI COMO PARECERISTA DA LEI ALDIR BLANC ESTADUAL/MG, NA CATEGORIA DE PROPOSTAS DE CRIAÇÃO DE TRABALHOS EM DANÇA. NO MESMO ANO RECEBI PELA LEI ALDIR BLANC DE JUIZ DE FORA UM PRÊMIO POR TRAJETÓRIA ARTÍSTICA.
EM 2013 E 2014 COORDENEI O FESTIVAL EXPERIMENTAL DE DANÇA CAUSA <AÇÕES ARTISTICAS>, QUE INCLUIU APRESENTAÇÕES, PERFORMANCES, OFICINAS, FESTAS, RESIDÊNCIAS DE CRIAÇÃO E PESQUISA DE CRÍTICA EM DANÇA. O FESTIVAL FOI VIABILIZADO EM 2013 PELO PRÊMIO CENA MINAS (GOVERNO DE MINAS GERAIS/ COPASA) E, EM 2014, PELA FUNALFA/ PREFEITURA DE JUIZ DE FORA, ALÉM DA PARCERIA COM O COMO_CLUBE (SÃO PAULO). PARA DETALHES SOBRE A GESTÃO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS DESDE 2006 VISITE O SITE ABAIXO.
SOU MEMBRO DA COMISSÃO DE DANÇA DE JUIZ DE FORA, QUE BUSCA REPRESENTAR A CLASSE NA CIDADE JUNTO AO PODER PÚBLICO, REALIZANDO DIVERSAS AÇÕES DESDE SUA FUNDAÇÃO EM 2012. ATRAVÉS DESSA COMISSÃO, EM 2015 REALIZEI A COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS DE PESQUISA SELECIONADOS PELO EDITAL DE CRIAÇÃO E INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA PARA ARTISTAS E GRUPOS LOCAIS (FUNALFA/ PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), E DESSE  ANO EM DIANTE PARTICIPEI DAS COMISSÕES DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE DANÇA DE JUIZ DE FORA (FUNALFA/ PREFEITURA DE JUIZ DE FORA).
MAIS EM
http://diversaoearteespacocultural.com/
https://www.instagram.com/radicaislivreslab/ 
https://www.instagram.com/videodancalab/
HTTP://CAUSAACOESARTISTICAS.WIX.COM/CAUSA
https://pesquisasbienaljf.wordpress.com/
https://cargocollective.com/pesquisasemdanca
.
PUBLICAÇÕES
NABUCO, L.; DUPAS A.; CÉSAR C.; FRANÇA J. TEXTOPOEMANIFERRAMENTACRÍTICO. IN: COLEÇÃO HUMUS, V. 5, ORG: SANTOS C.,CAXIAS DO SUL/RS, 2016.
NABUCO, L. (VERSÃO INGLÊS ALINE RODRIGUES). DO PANÓPTICO DE BENTHAM AO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: IMPLICAÇÕES CORPO-ESPACIAIS. IN: LIMS® MOVEMENT NEWS 2012, NEW YORK, 2012.
MAIS EM 
http://causaacoesartisticas.wixsite.com/causa/tacritico
http://www.limsonline.org/news
.
DOCÊNCIA
PARA CONHECER MEU TRABALHO DOCENTE CLIQUE AQUI.
.
.
I WORK AS ARTIST, RESEARCHER AND TEACHER IN THE FIELDS OF DANCE AND PERFORMANCE, WITH INCURSIONS INTO THE FIELDS OF THEATER AND VIDEO. I AM SPECIFICALLY INTERESTED IN CROSS-LANGUAGE AND BODILY/ POLITICAL ISSUES INVOLVED IN THE RELATIONS OF THE VARIOUS CONTEXTS WHERE I ACT, BESIDES GAMES OF DEPENDENCY AND PARTNERSHIP WITH THE AUDIENCE. I GRADUATED WITH A DEGREE IN DANCE FROM ANGEL VIANNA FACULTY, also WITH POST-GRADUATION IN LABAN/ BARTENIEFF AT THE SAME INSTITUTE. I am certificated (CMA) AT LABAN / BARTENIEFF INSTITUTE OF MOVEMENT STUDIES, LIMS® (NY / USA). I WAS BORN IN RIO DE JANEIRO AND LIVE AND WORK IN JUIZ DE FORA/MG, SINCE 2006, WHEN I FOUNDED DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL, A CULTURAL SPACE THAT INVESTS IN THE PROFISSIONALIZATION AND TRANSFORMATION OF THE LOCAL ARTISTIC SCENE. 
.
CREATION
In 2018, I created the piece Rastro, developed with a group of women artists from the literary work A Casa dos Ossos (by Prisca Agustoni). In 2018 the performance / urban intervention Mercury Liquid was contemplated by the Call for Incentive to Dance Research (Funalfa / Juiz de Fora City Hall). I started the research in 2017 and had its first version brought to the public in the Cultural Corridor of Juiz de Fora / MG. SINCE 2014 I AM INVOLVED WITH THE PROJECT HEDONÊS, A VIDEOPERFORMANCE WHICH THEME IS THE EROTICISM OF WOMEN OVER 50 YEARS, AND SINCE 2012 WITH THE SOLO AFRESH. IN 2016 I TRAVELLED IN TOURS IN 12 STATES IN BRAZIL WITH THESE PROJECTS. BETWEEN 2010 AND 2012 I DEVELOPED THE PROJECT YOUR VIOLENCE, MY VIOLENCE, ACCOMPLISHED IN PARTNERSHIP WITH THE PHOTOGRAPHER DIEGO ZANOTTI. IN 2012 I WAS ONE OF THE PROTAGONISTS OF GAP (LABAREDA FILMES AND TITÂNIO PRODUÇÕES), A FILM DIRECTED BY ANDRÉ LAVAQUIAL. IN 2009 I CONCEIVED THE SOLO PLANT SAP, IN PARTNERSHIP WITH VIOLINIST ANDRÉ OLIVEIRA. FROM 2007 TO 2102 I TOOK PART IN CIA ADVERSA, IN WICH I CARRIED OUT RESEARCHES ON THE INTERFACES BETWEEN THEATER AND CONTEMPORARY DANCE, ALONGSIDE ACTRESS AND DIRECTOR RENATA RODRIGUES. TWO WORKS CAME UP FROM THAT PARTNERSHIP: TAKE CARE (CO-CREATED WITH FREDERICO PAREDES IN 2008) AND AS YOU WISH (ALSO CREATED IN COLLABORATION WITH DJ KUREB), AS WELL AS VARIOUS OTHER CULTURAL MANAGEMENT AND TEACHING PROJECTS. FROM 2002 TO 2006, I WAS A MEMBER OF DANCE CIA A DOBRA ALONGSIDE ALICE RIPOLL AND PAULO MANTUANO DANCE CIA. IN THE FIELD OF VIDEO DANCE, I PRODUCED THE VIDEO FF>> WITH THE PARTNERS TATIANA DEVOS GENTILE AND KARENINA DE LOS SANTOS, BY THE PROJECT RUMOS DANÇA, FROM ITAÚ CULTURAL INSTITUTE (2006/2007). THE VIDEO WAS PART OF THE MERCOSUL CIRCUIT OF VIDEO DANCE, THE DISPLAY VIDEOFRONTEIRAS (SPAIN) AND LECUBE (FRANCE). IN ADDITION, I CREATED FLIPBOOK  WITH THE PARTNERSHIP OF TATIANA DEVOS GENTILE (2004) AND JORNAL ÍNTIMO WITH ALICE RIPOLL (2003), THE THREE OF THEM EXHIBITED IN MANY FESTIVALS IN BRAZIL AND IN MORE THAN 30 COUNTRIES.
more
HTTP://LETICIANABUCO.COM/TRABALHOS/
HTTP://CAUSAACOESARTISTICAS.WIX.COM/CAUSA
HTTP://ASUAVIOLENCIAAMINHAVIOLENCIA.BLOGSPOT.COM/
HTTP://CIAADVERSA.WORDPRESS.COM/
HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/USER/NABUCOLETICIA
.
CULTURAL MANAGEMENT
SINCE DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL WAS ESTABLISHED IN 2006, I HAVE WORKED WITH PRODUCTION, PROJECTS AND GENERAL DIRECTION.
AT THIS PLACE, SINCE 2014, I COORDINATE THE PROJECT HEDONÊS, MADE POSSIBLE BY THE CULTURE INCENTIVE LAW MURILO MENDES (FUNALFA/ JUIZ DE FORA CITY HALL), AND SINCE 2012 ACTIVITIES RELATED TO THE SOLO AFRESH. SINCE 2013, I PRODUCE AND DIRECT THE DANCE FESTIVAL CAUSA <AÇÕES ARTÍSTICAS>, WHICH INCLUDES SHOWS, PERFORMANCES, RESIDENCES, WORKSHOPS, PARTIES, AND CRITICAL RESEARCH IN DANCE. THE FESTIVAL WAS POSSIBLE IN 2013 BY RESOURCES OF THE PRIZE CENA MINAS (MINAS GERAIS GOVERNMENT/ COPASA), IN 2014 BY RESOURCES OF FUNALFA/ JUIZ DE FORA CITY HALL, AND IN 2015 AND 2016 BY THE PARTNERSHIP WITH COMO_CLUBE (SÃO PAULO). FOR DETAILS ON THE MANAGEMENT OF PROJECTS DEVELOPED SINCE 2006 VISIT THE WEBSITE BELOW.
IN 2015 I WAS ALSO INVOLVED IN THE COORDINATION AND MEDIATION OF RESEARCH PROCESSES SELECTED BY CREATION INCENTIVE NOTICE AND RESEARCH IN DANCE FOR ARTISTS AND LOCAL GROUPS (BIENAL DE DANÇA DE JUIZ DE FORA/ FUNALFA – JUIZ DE FORA CITY HALL).
MORE
HTTP://DIVERSAOEARTEESPACOCULTURAL.COM/
HTTP://CAUSAACOESARTISTICAS.WIX.COM/CAUSA
HTTPS://PESQUISASBIENALJF.WORDPRESS.COM/
.
PUBLICAtions
NABUCO, L.; DUPAS A.; CÉSAR C.; FRANÇA J. TEXTOPOEMANIFERRAMENTACRÍTICO. IN: COLEÇÃO HUMUS, V. 5, ORG: SANTOS C.,CAXIAS DO SUL/RS, 2016.
NABUCO, L. (english version Aline Rodrigues).  From Bentham’s Panopticon to the Brave New World: Body-Space Implications. IN: LIMS® MOVEMENT NEWS 2012, NEW YORK, 2012. 
MORE
HTTP://CAUSAACOESARTISTICAS.WIXSITE.COM/CAUSA/TACRITICO
 HTTP://WWW.LIMSONLINE.ORG/NEWS
.
teaching
TO KNOW about MY TEACHING work, CLICK HERE.