(FOR ENGLISH, PLEASE SCROLL DOWN)
trabalho como artista, terapeuta somática, pesquisadora e docente nas áreas da dança e performance, com incursões em teatro e vídeo. me interessam especificamente o cruzamento de linguagens, questões políticas/corporais envolvidas nas relações dos diversos contextos onde atuo e jogos de parceria e dependência com o público. sou licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e pós-graduada em Sistema Laban/Bartenieff pela mesma instituição e sou certificada (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS® (NY/EUA).
Nasci no Rio de Janeiro, moro e trabalho em Juiz de Fora/MG desde 2006, quando fundei na cidade o Diversão & Arte Espaço Cultural, espaço que investe na formação e transformações do cenário artístico local.
Produção artística
EM 2020 REALIZEI O PROJETO CONTATOS POSSÍVEIS – LIVES DE DANÇA NA QUARENTENA E CRIEI O TRABALHO PORVIR (SELECIONADO NA CONVOCATÓRIA PROGRAMAÇÃO MEMORIAL MINAS VALE). AINDA NESTE ANO CRIEI OS VÍDEOS LIMBO SELECIONADO PELO EDITAL NA NUVEM (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA) E SUPORTE SELECIONADO PELO EDITAL RESPIRARTE (FUNARTE).
EM 2019 A PERFORMANCE/INTERVENÇÃO URBANA MERCÚRIO LÍQUIDO FOI SELECIONADA PARA PARTICIPAR NO V FESTIVAL SERGIPANO DE ARTES CÊNCIAS E DA FACE A FACE-PLATAFORMA DE ARTES PERFORMATIVAS (RJ). EM 2018 FOI CONTEMPLADA PELO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA). DEI INÍCIO À PESQUISA EM 2017, QUE TEVE SUA PRIMEIRA VERSÃO TRAZIDA A PÚBLICO NO CORREDOR CULTURAL DE JUIZ DE FORA/MG.
EM 2018 ESTREEI O TRABALHO RASTRO, DESENVOLVIDO JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES ARTISTAS DE JUIZ DE FORA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA A CASA DOS OSSOS (DE PRISCA AGUSTONI), COM APOIO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), APRESENTADO NO MESMO ANO NAS MOSTRAS PERFORMAÇÃO E ATO.
DESDE 2014 ESTOU ENVOLVIDA COM O PROJETO HEDONÊS, QUE TEM COMO TEMA O EROTISMO DA MULHER COM MAIS DE 50 ANOS (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO KLAUSS VIANNA 2015 – FUNARTE), E TAMBÉM COM O TRABALHO DE NOVO (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO ARTES CÊNICAS DE MINAS GERAIS 2015 – SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS/COPASA). DE NOVO TEVE INÍCIO NA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA OPERAÇÃO 2012 E DESENVOLVEU-SE EM RESIDÊNCIAS DO FESTIVAL CAUSA <AÇÕES ARTÍSTICAS> EM 2013 E 2014.
ENTRE 2010 E 2012 TRABALHEI COM O PROJETO A SUA VIOLÊNCIA, A MINHA VIOLÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM O FOTÓGRAFO DIEGO ZANOTTI.
EM 2012 FUI UMA DAS PROTAGONISTAS DO LONGA-METRAGEM LACUNA (LABAREDA FILMES E TITÂNIO PRODUÇÕES), DIRIGIDO POR ANDRÉ LAVAQUIAL.
EM 2009 CRIEI O SOLO SEIVA BRUTA, EM PARCERIA COM O VIOLINISTA ANDRÉ OLIVEIRA.
DE 2007 A 2012 INTEGREI A CIA ADVERSA, NA QUAL PESQUISAVA COM A ATRIZ E DIRETORA RENATA RODRIGUES INTERFACES ENTRE O TEATRO E A DANÇA CONTEMPORÂNEA. DESSA PARCERIA SURGIRAM OS TRABALHOS UM ABRAÇO PRA QUEM FICA (CRIADO EM 2008 COM A COLABORAÇÃO DE FREDERICO PAREDES) E, EM 2007, COMO QUEIRA (CRIADO EM PARCERIA COM O DJ KUREB), ALÉM DE DIVERSOS PROJETOS DE GESTÃO CULTURAL E DOCÊNCIA.
NO RIO DE JANEIRO (2002 A 2006) INTEGREI A DOBRA CIA DE DANÇA (COM ALICE RIPOLL) E A PAULO MANTUANO CIA DE DANÇA.
EM VÍDEO PRODUZI FF►► (COM RECURSOS DO RUMOS ITAÚ CULTURAL DANÇA 2006/2007, QUE INTEGRA O CIRCUITO MERCOSUL DE VIDEODANÇA, A MOSTRA VIDEOFRONTERAS – ESPANHA E A MOSTRA LECUBE – FRANÇA); FLIPBOOK (2004), E JORNAL ÍNTIMO (2003), EXIBIDOS EM DIVERSOS FESTIVAIS NO BRASIL E EM MAIS DE 20 PAÍSES.
Mais em
https://leticianabuco.com/trabalhos/
http://causaacoesartisticas.wix.com/causa
http://asuaviolenciaaminhaviolencia.blogspot.com/
http://ciaadversa.wordpress.com/
https://www.youtube.com/user/nabucoleticia
Gestão cultural
Em 2006 fundei em Juiz De Fora/MG o Diversão & Arte Espaço Cultural, onde trabalho desde então na produção, como coordenadora geral e de projetos, junto a diferentes artistas.
em 2013 e 2014 coordenei o festival experimental de dança CAUSA <AÇÕES Artisticas>, que incluiu apresentações, performances, oficinas, festas, residências de criação e pesquisa de crítica em dança. O festival foi viabilizado em 2013 pelo Prêmio CENA MINAS (GOVERNO DE MINAS GERAIS/ COPASA) e, em 2014, pela FUNALFA/ Prefeitura de JUIZ DE FORA, além da parceria com o COMO_CLUBE (SÃO PAULO). para detalhes sobre a gestão de projetos desenvolvidos desde 2006 visite o site abaixo.
Sou membro da Comissão de Dança de Juiz de Fora, que busca representar a classe na cidade junto ao poder público, realizando diversas ações desde sua fundação em 2012. Através dessa comissão, em 2015 realizei a coordenação e mediação dos processos de pesquisa selecionados pelo Edital de Criação e Incentivo à Pesquisa em Dança para Artistas e Grupos Locais (Funalfa/ Prefeitura de Juiz de Fora), e desse ano em diante participei das comissões de organização do festival de dança de juiz de fora (Funalfa/ Prefeitura de Juiz de Fora).
mais em
http://diversaoearteespacocultural.com/
HTTP://CAUSAACOESARTISTICAS.WIX.COM/CAUSA
https://pesquisasbienaljf.wordpress.com/
https://cargocollective.com/pesquisasemdanca
PUBLICAÇÕES
NABUCO, L.; DUPAS A.; CÉSAR C.; FRANÇA J. TEXTOPOEMANIFERRAMENTACRÍTICO. IN: COLEÇÃO HUMUS, V. 5, ORG: SANTOS C.,CAXIAS DO SUL/RS, 2016.
NABUCO, L. (versão inglês Aline Rodrigues). Do Panóptico de Bentham ao Admirável Mundo Novo: implicações Corpo-espaciais. In: LIMS® MOVEMENT NEWS 2012, NEW YORK, 2012.
MAIS EM
http://causaacoesartisticas.wixsite.com/causa/tacritico
http://www.limsonline.org/news
dOCÊNCIA
para conhecer meu trabalho docente clique aqui.
–