(FOR ENGLISH, PLEASE SCROLL DOWN)
ATUO ARTISTICAMENTE HÁ 25 ANOS NAS ÁREAS DA DANÇA, PERFORMANCE, TEATRO E AUDIOVISUAL. ME INTERESSAM O CRUZAMENTO DE LINGUAGENS, A RELAÇÃO CORPO/CIDADE, QUESTÕES POLÍTICAS/CORPORAIS ENVOLVIDAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS ONDE TRABALHO E JOGOS DE PARCERIA/ DEPENDÊNCIA COM O PÚBLICO. NASCI NO RIO DE JANEIRO, MORO E TRABALHO CRIANDO PONTES ENTRE JUIZ DE FORA/MG E DIVERSOS TERRITÓRIOS DESDE 2006, QUANDO FUNDEI NA CIDADE O DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL, ESPAÇO QUE INVESTE NA FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DO CENÁRIO ARTÍSTICO LOCAL.
COMO DOCENTE TRABALHO COM PRÁTICAS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO NO CAMPO DA PESQUISA ARTÍSTICA E DA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO PARA OBJETIVOS TERAPÊUTICOS/ PESSOAIS EM VARIADAS CONJUNTURAS.
UTILIZO COMO REFERÊNCIAS PRINCIPAIS O SISTEMA LABAN/ BARTENIEFF, O MÉTODO ANGEL VIANNA E O MÉTODO PILATES, SEMPRE CONSIDERANDO O CORPO COMO UM TERRITÓRIO DE POTÊNCIAS, DE BUSCAS E RECRIAÇÕES, PROPONDO UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O FUNCIONAMENTO CORPORAL E CONSTRUINDO AMBIENTES QUE FAVOREÇAM O INTERESSE INVESTIGATIVO E A AUTONOMIA DOS PARTICIPANTES.
FORMAÇÃO
SOU LICENCIADA EM DANÇA PELA FACULDADE ANGEL VIANNA (2006,RJ) E PÓS-GRADUADA EM SISTEMA LABAN/BARTENIEFF PELA MESMA INSTITUIÇÃO (2011, RJ). SOU CERTIFICADA (CMA) PELO LABAN/BARTENIEFF INSTITUTE OF MOVEMENT STUDIES, LIMS® (2018,0NY/EUA). POSSUO FORMAÇÃO EM PILATES PELO STUDIO MARIANA LOBATO (2005, RJ). ALÉM DESTAS, DIVERSAS FORMAÇÕES NAS ÁREAS DE ARTES, DANÇA, TEATRO, E REPOSTURAÇÃO.
.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA
EM 2024 FORAM APROVADOS OS SEGUINTES PROJETOS DE CRIAÇÃO E DIREÇÃO MINHAS: UMA BICHA, UM PRETO, UMA MULHER (LEI PAULO GUSTAVO JUIZ DE FORA/MG) COM ESTREIA E CURTA TEMPORADA EM SETEMBRO E OUTUBRO, E OUTRA, COM ESTREIA PREVISTA PARA 2025, NAS VERSÕES DE PERFORMANCE (LEI PAULO GUSTAVO JUIZ DE FORA/MG) , VIDEODANÇA (LEI PAULO GUSTAVO ESTADUAL/MG) E DUO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (LEI PAULO GUSTAVO ESTADUAL/MG). AINDA NO MESMO ANO UMA BICHA, UM PRETO E UMA MULHER FOI SELECIONADO PARA INTEGRAR EM DEZEMBRO A MOSTRA DA DIVERSIDADE – EDIÇÃO COMEMORATIVA 5 ANOS (FAVELA É ISSO AÍ/ BH-MG). O VÍDEO TATO FOI TAMBÉM SELECIONADO PARA INTEGRAR A MOSTRA DA DIVERSIDADE – EDIÇÃO 2024 (FAVELA É ISSO AÍ/ BH-MG). NESTE MESMO ANO COLABOREI NO PROJETO DO CURTA CADÊ MINHA FILHA, BOB?, UM FILME DE PRI HELENA (PROGRAMA MURILO MENDES – JF/MG), NA DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO CORPORAL.
EM 2023 CRIEI O TRABALHO TATO, ATRAVÉS DE RECURSOS DA CONVOCATÓRIA DE PROGRAMAÇÃO DO MEMORIAL MINAS VALE 2022, COM VERSÃO EM VÍDEO E PRESENCIAL. NO MESMO ANO A VIDEODANÇA LIMBO FOI EXIBIDA NO FESTIVAL DANÇA EM FOCO (RJ/RJ) E O MINI DOCUMENTÁRIO DE PROCESSOS PRAIA FOI SELECIONADO E EXIBIDO NA CONVOCATÓRIA ILUMINANDO TALENTOS (CEMIG/MG).
EM 2022 ESTREEI A INTERVENÇÃO URBANA PRAIA, CRIADO ATRAVÉS DE RECURSOS DO EDITAL PAU BRASIL – PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA MURILO MENDES (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), ASSIM COMO SUA AÇÃO DERIVADA BIQUINAÇO. AINDA ESSE ANO O DOCUMENTÁRIO DE PROCESSOS DO TRABALHO FOI SELECIONADO PARA A MOSTRA AUDIOVISUAL DO FESTIVAL INVERNO CULTURAL UFSJ, PARA EXIBIÇÃO EM QUATRO CIDADES MINEIRAS E NO IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARQUITETURA, TEATRO E CULTURA – UNIRIO – RIO DE JANEIRO (2022). PRAIA TAMBÉM FOI APRESENTADO COMO TRABALHO TEÓRICO E EXIBIÇÃO DO DOC NA CONFERÊNCIA LABAN 2022 (INTERNACIONAL-RIO DE JANEIRO).
EM 2021 DIRIGI O VÍDEO NO HAY BANDA, CRIADO A PARTIR DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC ESTADUAL DE MINAS GERAIS. PARTICIPEI COMO DANÇARINA E PESQUISADORA DA PEÇA PARA MODO REMOTO DESPEDANÇADA, DE CRISTIAN DUARTE (LEI DE FOMENTO À DANÇA DE SÃO PAULO). NESTE ANO TAMBÉM CRIEI A VIDEODANÇA MATRIZ MOTRIZ (SELECIONADA PELO FESTIVAL FAC) E PARTICIPEI DA CONSTRUÇÃO DA VERSÃO EM VÍDEO DO ESPETÁCULO APARTADO (EDITAL CULTLEO – LEI ALDIR BLANC), DE THALITA REIS, COMO DIRETORA DE MOVIMENTO E DE CÂMERA, ASSISTENTE DE DIREÇÃO E BAILARINA CONVIDADA.
EM 2020 REALIZEI O PROJETO CONTATOS POSSÍVEIS – LIVES DE DANÇA NA QUARENTENA E CRIEI O TRABALHO PORVIR (SELECIONADO NA CONVOCATÓRIA PROGRAMAÇÃO MEMORIAL MINAS VALE). AINDA NESTE ANO CRIEI OS VÍDEOS LIMBO SELECIONADO PELO EDITAL NA NUVEM (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), SUPORTE, SELECIONADO PELO EDITAL RESPIRARTE DANÇA (FUNARTE) E LÁ FORA, DAQUI DE DENTRO (SELECIONADO PELO FESTIVAL UP!). PELA LEI ALDIR BLANC RECEBI TRÊS PRÊMIOS POR TRAJETÓRIA ARTÍSTICA EM ÂMBITO MUNICIPAL (PRÓPRIA, DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO E DO DIVERSÃO & ARTE ESPAÇO CULTURAL – DETALHES ABAIXO), E TRABALHEI COMO PARECERISTA NA CATEGORIA DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA EM ÂMBITO ESTADUAL. TAMBÉM EM ÂMBITO ESTADUAL FOI APROVADO UM PROJETO DE CRIAÇÃO DE VIDEODANÇA A PARTIR DO TRABALHO MERCÚRIO LÍQUIDO (DETALHES ABAIXO).
EM 2019 A PERFORMANCE/INTERVENÇÃO URBANA MERCÚRIO LÍQUIDO FOI SELECIONADA PARA PARTICIPAR NO V FESTIVAL SERGIPANO DE ARTES CÊNCIAS E DA FACE A FACE-PLATAFORMA DE ARTES PERFORMATIVAS (RJ). EM 2018 FOI CONTEMPLADA PELO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA). DEI INÍCIO À PESQUISA EM 2017, QUE TEVE SUA PRIMEIRA VERSÃO TRAZIDA A PÚBLICO NO CORREDOR CULTURAL DE JUIZ DE FORA/MG.
EM 2018 ESTREEI O TRABALHO RASTRO, DESENVOLVIDO JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES ARTISTAS DE JUIZ DE FORA A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA A CASA DOS OSSOS (DE PRISCA AGUSTONI), COM APOIO EDITAL DE INCENTIVO À PESQUISA EM DANÇA (FUNALFA/PREFEITURA DE JUIZ DE FORA), APRESENTADO NO MESMO ANO NAS MOSTRAS PERFORMAÇÃO E ATO.
EM 2014 CRIEI O PROJETO HEDONÊS, QUE TEM COMO TEMA O EROTISMO DA MULHER COM MAIS DE 50 ANOS (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO KLAUSS VIANNA 2015 – FUNARTE), E TAMBÉM COM O TRABALHO DE NOVO (APROVADO PARA CIRCULAÇÃO PELO PRÊMIO ARTES CÊNICAS DE MINAS GERAIS 2015 – SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS/COPASA). DE NOVO TEVE INÍCIO NA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA OPERAÇÃO 2012 E DESENVOLVEU-SE EM RESIDÊNCIAS DO FESTIVAL CAUSA <AÇÕES ARTÍSTICAS> EM 2013 E 2014.
ENTRE 2010 E 2012 TRABALHEI COM O PROJETO A SUA VIOLÊNCIA, A MINHA VIOLÊNCIA, REALIZADO EM PARCERIA COM O FOTÓGRAFO DIEGO ZANOTTI.
EM 2012 FUI UMA DAS PROTAGONISTAS DO LONGA-METRAGEM LACUNA (LABAREDA FILMES E TITÂNIO PRODUÇÕES), DIRIGIDO POR ANDRÉ LAVAQUIAL.
EM 2009 CRIEI O SOLO SEIVA BRUTA, EM PARCERIA COM O VIOLINISTA ANDRÉ OLIVEIRA.
DE 2007 A 2012 INTEGREI A CIA ADVERSA, NA QUAL PESQUISAVA COM A ATRIZ E DIRETORA RENATA RODRIGUES INTERFACES ENTRE O TEATRO E A DANÇA CONTEMPORÂNEA. DESSA PARCERIA SURGIRAM OS TRABALHOS UM ABRAÇO PRA QUEM FICA (CRIADO EM 2008 COM A COLABORAÇÃO DE FREDERICO PAREDES) E, EM 2007, COMO QUEIRA (CRIADO EM PARCERIA COM O DJ KUREB), ALÉM DE DIVERSOS PROJETOS DE GESTÃO CULTURAL E DOCÊNCIA.
NO RIO DE JANEIRO (2002 A 2006) INTEGREI A DOBRA CIA DE DANÇA (COM ALICE RIPOLL) E A PAULO MANTUANO CIA DE DANÇA.
EM VÍDEO PRODUZI FF►► (COM RECURSOS DO RUMOS ITAÚ CULTURAL DANÇA 2006/2007, QUE INTEGRA O CIRCUITO MERCOSUL DE VIDEODANÇA, A MOSTRA VIDEOFRONTERAS – ESPANHA E A MOSTRA LECUBE – FRANÇA); FLIPBOOK (2004), E JORNAL ÍNTIMO (2003), EXIBIDOS EM DIVERSOS FESTIVAIS NO BRASIL E EM MAIS DE 20 PAÍSES.
MAIS EM
https://leticianabuco.com/trabalhos/
http://causaacoesartisticas.wix.com/causa
http://asuaviolenciaaminhaviolencia.blogspot.com/
http://ciaadversa.wordpress.com/
https://www.youtube.com/user/nabucoleticia
.
TRABALHOS COMO ATRIZ
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MEU TRABALHO COMO ATRIZ AQUI .
.
